Desenvolvimento Urbano e Condições Pós-Modernas nos Bairros do Setor Sul da Cidade de Goiânia

admin

Authors: Leonardo Guerra de Rezende Guedes & Rodolfo Alves Faria Almeida

A diferenciação entre a aplicação de um conceito preestabelecido, sua implementação e as condições atuais nas quais o bairro está situado é a grande questão, pois os efeitos da transição da modernidade para os tempos contemporâneos ainda têm um impacto implícito nos usos e ocupações de hoje e até mesmo na paisagem urbana do bairro.

Para compreender esse problema, foi possível produzir uma análise do processo de ocupação do solo ao longo das décadas por meio de dados coletados na cidade de Goiânia. Esses documentos foram comparados na análise pelo mapa de ocupação atual feito “in loco” de lote em lote em todo o bairro, dessa forma, a análise da ocupação foi realizada, demonstrando a quantidade de usos diferentes por meio de gráficos explicativos.

Finalmente, foi possível concluir que a condição pós-moderna do Setor Sul está explicitamente ligada aos seus fatores históricos, pois suas características assumiram formas diferentes a cada década e, incrivelmente, este bairro continua sofrendo mutações, seja a curto ou longo prazo, estabelecendo condições que exemplificam a cidade contemporânea sob a perspectiva da pós-modernidade.

DOI: https://doi.org/10.34117/bjdv5n11-202