Da Previsibilidade do Tráfego Público Urbano Poissoniano
Authors: Leonardo Guerra de Rezende Guedes, Chrystian Gabriel Silva Sousa, Olegário Corrêa Silva Neto, Eugênio Júlio Messala Cândido Carvalho
O transporte público urbano afeta diretamente a qualidade de vida das pessoas. Para prever sua demanda, é necessário um modelo capaz de representar o comportamento dessa demanda, permitindo que o sistema seja responsivo ao comportamento dos usuários e os atenda de maneira satisfatória. A teoria das filas proposta por AK Erlang é uma ferramenta eficiente para simular sistemas nos quais os usuários aguardam em uma fila para serem atendidos, mas não é um método capaz de simular todos os aspectos de um sistema. Portanto, o escopo da simulação deve ser bem definido, para que sua construção seja viável e não perca a capacidade de simular o sistema.
A metodologia consiste em uma análise dos principais componentes que compõem o sistema de transporte público e como representá-los dentro da teoria das filas. Após a definição do escopo, os dados reais do sistema foram submetidos ao modelo e seus resultados foram comparados com os esperados, proporcionando uma visão da eficiência do modelo definido e de suas limitações.
Os resultados indicaram que o modelo foi capaz de reproduzir o comportamento esperado; a distribuição de Poisson representa adequadamente a chegada e a saída de passageiros do sistema. No entanto, o escopo definido precisa ser expandido para que o sistema possa ser melhor modelado. Este trabalho demonstra uma maneira de prever a demanda do transporte público para torná-lo mais responsivo aos usuários do sistema.