Diagnóstico e avaliação da aplicação de metodologias ativas nos cursos de engenharia da PUC Goiás e da UFG

admin

Authors: Leonardo Guerra de Rezende Guedes & João Pedro Aguiar dos Santos

A sociedade está em constante processo de transformação, impulsionada pelos avanços tecnológicos que ditam um ritmo cada vez mais acelerado. Uma maneira de atender às necessidades imprevisíveis e em constante mudança na formação é buscar novas metodologias de ensino que foquem no protagonismo do aluno. Assim, o objetivo deste trabalho é identificar as mudanças e tendências que favorecem o estilo de aprendizado e a autonomia dos estudantes, por meio de uma avaliação qualitativa da representação social dos estudantes no desenvolvimento de atividades individuais e em grupo.

Com base na aplicação de um questionário e entrevistas, em disciplinas da Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC Goiás) e da Universidade Federal de Goiás (UFG) que utilizam o método de ensino baseado em problemas (PBL), este trabalho busca identificar as mudanças e tendências que favorecem o estilo de aprendizado e a autonomia dos estudantes. O questionário é baseado em uma escala Likert de 7 pontos, que avalia 13 itens em quatro dimensões. Após a resposta, cada item é analisado pelo método de agrupamento k-means, que agrupa os dados de forma não supervisionada de acordo com os níveis de similaridade de cada item.

Como resultado, é possível identificar os aspectos que determinam as habilidades e o perfil psicossocial dos estudantes. Com base nesses resultados, será possível fazer ajustes na metodologia aplicada para beneficiar o processo de aprendizado dos estudantes, favorecendo habilidades multidisciplinares, a coragem para enfrentar desafios de forma criativa, a facilidade de adaptação a mudanças, o trabalho em equipe, a valorização e compreensão do ponto de vista dos outros – com comprometimento e ética.

DOI: https://doi.org/10.34117/bjdv5n9-219